Guia Ikariam - Sistema de Templos e Monumentos [1/3]





Sistema de Templos e Monumentos

Introdução


Versão 0.4.2.4 do Ikariam. )


Templo e Monumento



Figura 1 - Vista do Edifício


Com a atualização para a Versão 0.3.2. o sistema de Monumentos foi revisto e ocorreu a adição de um novo edifício no Ikariam, o Templo. Assim, ao construir um Templo e colocar Sacerdotes no Templo para converter cidadãos, os jogadores obtém fé para o Monumento da ilha na qual a cidade está localizada. Ao contrário dos Cientistas, os Sacerdotes não possuem nenhum custo. Ao colocar Sacerdotes no Templo o jogador apenas deixa de render 3 ouros/hora para cada cidadão que for utilizado como Sacerdote.

Ressaltamos que, as cidades Inativas, em Modo Férias, Banidas ou que não possuem Templo, não contam para o barômetro da fé do Monumento da Ilha. Entenderá isso em detalhes quando explicitarmos os exemplos neste tutorial.

Quando clicar sobre o Monumento da ilha de uma de suas cidades, você visualizará no lado esquerdo da tela uma janela que exibe o nível atual de expansão do Monumento da Ilha. Existem 5 níveis de expansão no total e, para evoluir os níveis é necessário doar bens de luxo para o monumento. Os bens de luxo que podem ser doados são selecionados de acordo com o tipo de recurso da ilha. Isso quer dizer que, se o Monumento que quero evoluir está em uma ilha de Enxofre, só poderei doar Cristal, Vinho e Mármore para evoluir o Monumento. Na figura 2 exibimos o Nível 3 de evolução de um Monumento, que está em uma ilha de Mármore (ou seja, só podem ser doados: Vinho, Cristal ou Enxofre para a evolução do Monumento).


Figura 2 - Níveis de Evolução do Monumento


Dessa forma, ao visualizarmos o Barômetro da Fé de um Monumento que esteja no nível 3 de evolução iremos ver apenas 3 espaços abertos para exibição da fé que foi obtida pela conversão. Se os jogadores estiverem convertendo uma quantidade de fé superior ao que o barâmetro suporta (no nível 3 é 60%), o valor não excederá o limite imposto. Para poder conseguir uma fé maior, precisará primeiro liberar mais níveis para o Monumento, doando bens de luxo na tela exibida na Figura 2.



Figura 3 - Barômetro da Fé de um Monumento no Nível 3, com 0% de conversão


Na Figura 4 exibimos a mensagem que aparece quando o Monumento atinge o nível máximo de expansão.



Figura 4 - Nível Máximo de Evolução do Monumento


E na Figura 5 mostramos a imagem do Barômetro da Fé com 98% de fé, que é o mínimo necessário para poder utilizar o Nível 5 de benção do Monumento.



Figura 5 - Barômetro da Fé de um Monumento no nível 5, com 98% de conversão


Abaixo colocamos uma tabela com as quantidades de recursos necessárias para evoluir os níveis do Monumento, o tempo para a evolução de cada nível e ainda a quantidade de fé necessária para ativar cada um dos níveis.


Figura 6 - Tabela com informações da evolução e quantidade de fé necessária para ativação dos Monumentos


Funcionamento Geral dos Monumentos


Antes de passarmos à explicação específica das bençãos e funcionamento de cada Monumento, vamos entender como ocorre o funcionamento geral deles e a ligação dos Monumentos com os Templos.
  • Conversão


Para obter fé no Monumento da sua ilha para poder ativar os Milagres ou Bençãos, precisa designar Sacerdotes para trabalhar no seu Templo, convertendo a população das cidades que possuem templo na ilha.

Para fazer isso, clique sobre o Templo e na barra de seleção indique quantos são os Sacerdotes que você quer colocar para converter os cidadãos, como indicamos na Figura 7.


Figura 7 - Barra de seleção para designar Sacerdotes no Templo


Cada sacerdote converte além dele mesmo, mais 4 cidadãos. Isso quer dizer que para cada Sacerdote designado no Templo, 5 cidadãos dessa ilha serão convertidos. Com isso, você estará ajudando a subir a fé da ilha.

Exemplo 1: Uma ilha com duas cidades, sendo que em uma delas cabem 2000 cidadãos e na outra cabem 1000 cidadãos e, considere que as duas possuem Templo (Figura 8).


Figura 8 - Ilha com duas cidades, ambas com Templo


Nesse caso, os cidadãos das duas cidades serão considerados para a conversão dos Sacerdotes. Como cada sacerdote converte 5 cidadãos (contando com o próprio sacerdote), o jogador com a cidade que possui 2000 habitantes precisará ter pelo menos 400 sacerdotes para que ele consiga converter 100% de seus cidadãos. Caso ele converta menos que 100%, o outro jogador da ilha poderá compensar essa diferença por ele, convertendo mais do que 100%. Observemos a Figura 9 abaixo, que aparece quando clicamos sobre o Monumento, mostrando as conversões da cidade e a parte da ilha correspondente a aquela cidade:


Figura 9 - Quantidade de sacerdotes das duas cidades e suas respectivas conversões - Conversão da cidade e sua contribuição para a ilha


Observe que, uma cidade possui um espaço para cidadãos igual a 2 vezes mais do que a outra cidade, ou seja, 2000 é duas vezes maior que 1000. No Templo, o jogador colocou da cidade com 2000 cidadãos colocou 400 sacerdotes. Como cada sacerdote converte 5 cidadãos (contando com ele próprio), nesta cidade teremos uma conversão de 100% dos habitantes, ou seja, todos os 2000 habitantes serão convertidos.

Na cidade que possui 1000 cidadãos foi designado um número de 200 sacerdotes. Com isso, temos que 200 sacerdotes vezes 5 será igual a 1000 habitantes convertidos, ou seja, 100%.

Para calcular a parte da ilha, procedemos da seguinte forma:
- Somamos todos os cidadãos da ilha que estão em cidades que tenham Templo. Nesse caso, temos 2 cidades com templo e um total de 2000 + 1000 = 3000 cidadãos.
- Portanto, 3000 cidadãos representa 100% da população das cidades que possuem Templo na ilha.
- Tomemos a cidade que possui 2000 cidadãos. A quantidade 2000 (número de cidadãos convertidos) representa 66,7% do total que calculamos, 3000. Podemos achar essa porcentagem dividindo 2000 por 3000 e o resultado multiplicando por 100.
- Tomemos a cidade que possui 1000 cidadãos. A quantidade 1000 (número de cidadãos convertidos) representa 33,3% do total que calculamos, 3000. Podemos achar essa porcentagem dividindo 1000 por 3000 e o resultado multiplicando por 100.

Dessa forma, somando as partes da ilha das duas cidades: 66,7% e 33,3% obtemos 100% de conversão da população da ilha (contando apenas cidades com templo) e, dessa forma, o jogador poderá usufruir do seu Monumento no Nível Máximo, ou seja, o Nível 5.

Em geral, para encontrarmos a porcentagem de fé que uma cidade está contribuindo para a ilha, usamos a fórmula apresentada na Figura 10:


Figura 10 - Fórmula para calcular a parte da fé da ilha que uma determinada cidade contribui


Ressaltamos que no Exemplo 1, o cálculo da Fé da ilha funcionaria da mesma forma caso a ilha possuísse mais cidades desde que essas cidades:
1 - Estivessem em Modo Férias;
2 - Estivessem banidas;
3 - Estivessem inativas;
4 - Não possuíssem Templo.

Exemplo 2: Vamos utilizar o mesmo caso do Exemplo 1, mas agora uma das cidades com Templo não designou nenhum sacerdote para converter cidadãos. Então, teremos a seguinte situação na janela que exibe a conversão da cidade e a parte da ilha (Figura 11):


Figura 11 - Quantidade de sacerdotes das duas cidades e suas respectivas conversões


Na primeira cidade o jogador não retirou nem colocou nenhum sacerdote. Enquanto que, na segunda cidade o jogador retirou todos os sacerdotes. Observe que os valores de conversão da primeira cidade não se alterou. Isso ocorre porque na primeira cidade o jogador continua utilizando 400 sacerdotes e, estes sacerdotes continuam convertendo um total de 2000 habitantes da ilha.

Como 2000 habitantes representa 66,7% do total da população da ilha que é de 3000 habitantes (contando somente as cidades que possuem Templo), então a conversão dessa cidade permanece inalterada. A cidade converterá 100% de seus cidadãos, ou seja, 66,7% da população da ilha.

Exemplo 3: Se o jogador que possui a cidade com 2000 habitantes quiser continuar utilizando o Monumento no Level 5, precisará "compensar" os sacerdotes que o outro jogador retirou do Templo. Isso quer dizer que, se na ilha temos 3000 habitantes, ele precisará designar uma quantidade de sacerdotes igual a: 3000 / 5 = 600 sacerdotes.

Ou seja, no Templo, ele deve designar 600 sacerdotes para converter, além dos seus cidadãos, os cidadãos da cidade do outro jogador. Assim, na parte da conversão da cidade, o valor que será apresentado será de 150%, ou seja, 100% + 50%. 

Os 100% estão relacionados com a população da própria cidade. Como a outra cidade possui a metade da população, ou seja, 50%, basta somar esses dois valores para obter a parte que essa cidade ajuda na conversão da ilha.

E a parte da ilha convertida será um total de 100%, pois toda a população da ilha (contando as cidades que possuem Templo) está sendo convertida.

Exemplo 4: um exemplo, na prática, de como funciona a conversão de cada cidade e a parte da ilha pode ser visto na Figura abaixo.


Figura 12 - Conversões das cidades e parte da fé da ilha, em uma determinada ilha


Na Figura 12 apresentamos as conversões dos cidadãos de uma ilha que possui 16 cidades. Observe que existem apenas 13 cidades nessa listagem. Isso ocorreu porque 3 cidades desta ilha estão em Modo Férias.

Além disso, uma das cidades apresenta 0 Sacerdotes e 0% de conversão (para a cidade e também para a parte da ilha). Essa cidade não possui Templo, portanto é descartada do cálculo final da fé.

Observe ainda que cada cidade possui sua parte da conversão própria e a parte da ilha. As Cidades 1, 6, 8, 10, 11, 12 e 13 estão convertendo, além da população da sua cidade, uma parte da população de outras cidades.

As Cidades 2, 4, 5, 7 e 9 estão convertendo menos de 100%, ou seja, estão convertendo menos do total de habitantes da própria cidade.

Como algumas cidades estão com conversão abaixo de 100%, as outras precisam "compensar" a conversão delas, convertendo mais de 100% para atingir níveis mais altos do Monumento. 

Como as cidades possuem diferentes tamanhos, converter 100% da população de uma cidade com 2000 habitantes representa uma parte maior de conversão da ilha do que converter 100% da população de uma cidade com 1000 habitantes. Como vimos no exemplo anterior, uma cidade possuía o dobro de habitantes da outra. Portanto, se uma cidade converte 1000 habitantes e a outra converte 2000, a cidade que converte 2000 contribui com o dobro da conversão para a parte da ilha.

Para saber qual é o nível que o Monumento pode atingir, olhando o quadro de conversões, basta somar as partes da ilha e verificar o resultado dessa soma. Vamos calcular o Nível que pode chegar o Monumento da Figura 12, apresentada acima:

Fé no Monumento = 12,3% + 8,4% + 9,2% + 0,2% + 9,9% + 6,3% + 11,8% + 2,8% + 15,8% + 11,5% + 9,2% + 9,9%
Fé no Monumento = 107,3%


Ou seja, o Monumento cujas conversões postamos acima, pode atingir o Nível 5 e ainda restarão 7,3% de conversão acima do Limite do Barômetro da Fé que é de 100%. 

  • Ativação do Milagre e Taxa de Crescimento/Decrescimento do Nível de Fé


Para ativar um Milagre, é necessário que o Barômetro de Fé do Monumento atinja a porcentagem de fé que exibimos na Tabela da Figura 6, no início deste tutorial: 

Nível 1 = 20% 
Nível 2 = 40%
Nível 3 = 60%
Nível 4 = 80%
Nível 5 = 98%



Figura 13 - Imagem do Templo em uma Ilha com o Monumento Colosso - Botão de Ativação


Na Figura 13 podemos observar o botão de ativação do Monumento, que aparece dentro do Templo. Ao ativar o Monumento, automaticamente esse botão é desabilitado e a contagem do tempo de Regeneração do Milagre se inicia. Só poderá ativar novamente o Milagre assim que o Monumento for regenerado. Explicaremos sobre regeneração a seguir.

Credits
Design produzido e editado por: Lucas Guimarães (Coca)